Artigos

Inovações na área da Odontologia

Nos últimos anos, o avanço da tecnologia trouxe grandes mudanças em diversas áreas da saúde, oferecendo melhorias tanto nas técnicas e materiais, quanto no atendimento ao paciente. E na área da odontologia não é diferente!

Neste Dia do Dentista, aproveitamos para dar uma olhada em algumas das principais inovações que prometem transformar a maneira que lidamos com a saúde bucal!

CAM/CAD

CAM/CAD são as abreviações em inglês para Desenho Assistido por Computador e Manufatura Assistida por Computador.

Esta é uma tecnologia já utilizada em diversas áreas e consiste em desenhar uma prótese no computador e, na sequência, enviar o projeto para uma impressora 3D, que irá transformar o design em uma prótese pronta.

Esse avanço chega para substituir o antigo molde de modelo em gesso, otimizando todo processo ao eliminar grande porcentagem de erro humano na confecção da prótese. Ao invés disso, o método cria em minutos um material digitalizado a partir do próprio paciente, tornando tudo mais prático, certeiro e rápido

Check-up Digital

O check-up digital é um exame realizado por meio da captura de imagens com uma câmera intra-bucal de alta definição que consegue aumentar a imagem em até 70 vezes.

Isso facilita muito o trabalho do profissional, que agora conta com um panorama incrivelmente detalhado, capaz de identificar e prevenir infiltrações, inícios de cáries entre outros problemas.

Essas imagens também podem ser mostradas ao paciente, aumentando a transparência da relação dentista-paciente, além de permitir elucidar de maneira simples qual o tratamento indicado.

Cirurgia Guiada

A cirurgia guiada é uma maneira inovadora de fazer implantes dentários com mais precisão e conforto para os pacientes.

Através de um software, o dentista pode planejar uma cirurgia virtual e guiada, para reconhecer quais posições e movimentos realizar, com cuidado e precisão. Após o sucesso da versão virtual, ele reproduz o procedimento na boca do paciente, instalando a prótese ou dentes de maneira nada invasiva, sem cortes ou pontos.

Esse método oferece um ótimo custo benefício, pois a operação sem cortes reduz a medicação pós-operatória e aumenta a facilidade de recuperação.

Nanopartículas

Nanopartículas são uma inovação que surgiu inspirada na nanotecnologia e que, resumidamente, permite reorganizar a estrutura de átomos para que estes possam criar algumas particularidades físicas, químicas ou biológicas.

O uso mais comum disso na odontologia serve para adaptar materiais já existentes, mas agora com melhorias, como no caso das resinas de alto polimento. Essas resinas apresentam brilho por mais tempo, tornando-se mais resistentes ao desgaste natural e oferecendo mais tempo de proteção para as restaurações.

Outro exemplo do benefício das nanopartículas é a criação de aparelhos odontológicos com ação bactericida, capazes de interromper até 85% dos processos de cárie (não muito avançados).

DSM (Digital Smile Design)

Desta vez, a sigla traduzida ao pé da letra significa “design digital de sorriso”, ou seja, através de uma radiologia digital, o paciente consegue visualizar o resultado da mudança de sorriso antes mesmo de iniciar o tratamento.

Além de otimizar o tempo de tratamento, o processo é baseado em um planejamento personalizado para cada paciente, levando em conta as características físicas de cada um e oferecendo uma forma da pessoa participar ativamente das decisões.

Odontologia Humanizada

Essas são algumas das inovações que o avanço na tecnologia trouxe para a área da odontologia, com resultados certeiros, menores incômodos, tratamentos eficientes, maior conforto e comodidade e altos índices de satisfação do paciente.

Além de materiais e procedimentos operatórios, a digitalização de diversos processos também ajuda a tornar tudo mais rápido e fácil, oferecendo uma melhora 360º no atendimento ao cliente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos
Cursos, Webinars
Esquizofrenia – Revisão I
Cursos, Webinars
Fobia Social
Cursos, Webinars
Entendendo a depressão