Oscar 2020
Publicado por Scio Education

Como de costume, o ano começa com a premiação mais aguardada pelos amantes do cinema: o Oscar 2020. 

 

As produções cinematográficas do último ano (2019), indicadas pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficassobem ao palco para concorrer em diversas categoriasincluindo prêmios técnicosmelhores atores e filme 

 

A 92ª edição do Academy Awards acontecerá neste domingodia 9 de fevereiro de 2020. 

 

Oscar 2020 e saúde mental 

 

Este ano, um fato curioso é que entre os mais de 15 filmes indicados, muitos deles se destacaram junto ao público graças às discussões e análises sobre a maneira nas quais as produções abordam algumas questões psicológicas e um tanto polêmicas. 

 

Desde a Psicologia Junguiana e a funçãtranscendente por trás do filme Dois Papasaté dicotomia do divórcio em meio à busca de uma definição do amorem História de um Casamento, a safra de 2019 já pode ser considerada como um prato cheio para quem se interessa pelo tema da saúde mental 

 

maior indicado da noite (11 categorias), e disputando a categoria de melhor filmeé também o mais controversoJoker, se apoia em uma brilhante atuação de Joaquin Phoenix para levantar questões sobre éticaambivalência, moral e uma visão refrescante sobre a Sombra Coletiva e como isso se reflete nos dias de hoje. 

 

Abaixoseparamos um breve resumo de alguma destas produções imperdíveisConfira: 

 

 

História de um Casamento (separaçãomediaçãoneurose obsessiva) 

 

dramaHistória de um Casamento(Marriage Story), de Noah Baumbach, é estrelado por Scarlett Johansson e Adam Driver. O filme conta a história do processo de separação de um casal e a briga pela guarda do filho.  

 

O longa metragem traz o ponto de vista de cada um dos personagens e desgaste físico e emocional enfrentado pelo casal no decorrer do filmeincluindo algumas cenas emocionantes protagonizadas por dois excelentes atores. 

 

 

1917 (transtorno de stress póstraumático 

 

Os cabos Schofield (George MacKay) e Blake (Dean-Charles Chapman) são jovens soldados britânicos durante a Primeira Guerra Mundial. Quando eles são encarregados de uma missão aparentemente impossível, os dois precisam atravessar território inimigo, lutando contra o tempo, para entregar uma mensagem que pode salvar cerca de 1600 colegas de batalhão. 

 

Dois Papas (função transcendenteperdão e tolerância) 

 

Buenos Aires, 2012. O cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. 

 

Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um. 

 

Coringa (transtorno mental, desamparo social, sombra coletiva) 

 

Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) trabalha como palhaço para uma agência de talentos e, toda semana, precisa comparecer a uma agente social, devido às suas particulares condições mentais.  

 

Após ser demitido, Fleck reage mal ao abuso psicológico e físico de três homens em pleno metrô os mata 

 

Os assassinatos iniciam um movimento popular contra a elite de Gotham City, da qual Thomas Wayne é seu maior representante. 

 

Parasita (contraste social, relação familiar) 

 

Toda a família de Ki-taek está desempregada, vivendo em um porão sujo e apertado, mas uma obra do acaso faz com que ele comece a dar aulas de inglês a uma garota de família rica. Fascinados com a vida luxuosa destas pessoas, pai, mãe e filhos bolam um plano para se infiltrarem também na família burguesa, um a um.  

 

No entanto, os segredos e mentiras necessários à ascensão social custam caro a todos. 

 

 

 

Fontes: 

 

https://encenasaudemental.com/ 

http://www.adorocinema.com/