Artigos

Saúde Mental – por que estudar sobre o tema?

Todos nós, enquanto seres humanos, somos compostos por diversos elementos biológicos para que possamos “funcionar” propriamente. Quanto mais natural e ordenado o funcionamento de um órgão, por exemplo, mais ele será considerado como saudável.

Portanto, a saúde, de uma maneira geral, é um dos objetivos chave na vida de todos nós.

Acontece que, apesar de termos evoluído imensamente desde o primórdio de nossa espécie, nós como sociedade ainda nos atemos muito ao lado material, aquilo que se pode ver e tocar; a parte física.

Então, quando pensamos em saúde, a primeira coisa que nos vem à mente é o preparo físico, a taxa de gordura corpórea, a criança que corre por aí ou a senhora de idade que escala montanhas. Esses são nossos exemplos de saudável.

Não é curioso que nossa primeira associação de saúde seja algo físico e não mental? Afinal, o cérebro não é também um órgão? Ele não necessita funcionar naturalmente e ordenadamente para que QUALQUER outra parte de nosso corpo possa operar propriamente?

Esse paradoxo que faz com que a Saúde Mental seja uma área fascinante e, ao mesmo tempo, um pouco negligenciada.

Mas, afinal de contas, o que é a Saúde Mental e por que ela é tão importante?

O que é Saúde Mental?

Segundo a definição da Organização Mundial de Saúde (OMS), Saúde Mental pode ser interpretado como “um estado de bem-estar físico, mental e social completo e não meramente a ausência de doença ou enfermidade”

A maioria das pessoas, quando ouve falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Contudo, além desses dois conceitos não significarem a mesma coisa, eles também não são sempre opostos um ao outro, simplesmente.

A ausência de um transtorno mental reconhecido não indica, obrigatoriamente, que o indivíduo disfruta de uma saúde mental plena. Inversamente, se uma pessoa sofre um distúrbio mental em particular, isso não é sempre e necessariamente um impedimento para desfrutar de uma saúde mental razoavelmente boa.

Objetivamente, a Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Estar mentalmente saudável, a rigor, significa:

  • Estar bem consigo mesmo e com os outros
  • Compreender que ninguém é perfeito;
  • Ser capaz de enfrentar desafios e mudanças com equilíbrio;
  • Conseguir lidar diariamente com as boas emoções, mas também com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
  • Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário;

Pode parecer difícil e utópico, mas a verdade é que, assim como exercícios físicos, existem maneiras de manter a saúde mental em dia.

Exercitando nossa mente

Existem algumas práticas que podem ajudar a manter nossa saúde mental em forma:

  • Manter sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida;
  • Aceitar-se e às outras pessoas com suas qualidades e limitações;
  • Evitar consumo de álcool, cigarro e outras drogas, assim como medicamentos sem prescrição médica;
  • Reservar tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos, família e entes queridos;
  • Manter bons hábitos alimentares, dormir bem e praticar atividades físicas regularmente.
  • Falar ou expressar seus sentimentos
  • Desenvolver novas habilidades
  • Relaxar e desfrutar de seus hobbies
  • Definir metas realistas
  • Falar com o seu médico de família ou um profissional de saúde

Por que aprender sobre Saúde Mental?

A saúde mental não diz respeito apenas à manutenção e tratamento de transtornos mentais, mas também corresponde à área da prevenção destes, com a promoção de um ambiente sociocultural baseada em aspectos como a autoestima, relações interpessoais e outros elementos que devem ser trabalhados desde o ensino primário de crianças e jovens.

Levando em consideração que a maioria dos transtornos mentais surgem durante a infância e adolescência e que, segundo dados da OMS, 20% da população de menores já apresenta alguma desordem mental, este é um tema de alerta.

Esta preocupação aplica-se não só a especialistas, como psicólogos e psiquiatras, mas extende-se como uma responsabilidade de órgãos do governo, voltado para formação da família em um ambiente de convivência saudável, assim como algo a ser pensado pela comunidade e meios de comunicação, no auxílio da criação de espaços escolares e de trabalho mentalmente saudáveis.

Ou seja, Saúde Mental é um tema que envolve e rege todos os aspectos de nossa vida, pessoal e profissional, e seu entendimento só traz vantagens para aqueles que se dedicam a expandir seu conhecimento na área. Seja para alcançar novos desafios na carreira ou colaborar para uma sociedade mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos
Cursos, Webinars
Esquizofrenia – Revisão I
Cursos, Webinars
Fobia Social
Cursos, Webinars
Entendendo a depressão