Tecnologia como amigo ou inimigo? Os registros eletrônicos de saúde aumentam o burnout?
Publicado por Scio Education

A adoção de registros eletrônicos de saúde aumentou nos Estados Unidos e no mundo todo. Embora os registros eletrônicos de saúde tenham muitos benefícios, existe uma crescente preocupação com as consequências adversas de seu uso na satisfação do médico e no desgaste excessivo. 

Os registros eletrônicos de saúde tornaram-se onipresentes nos serviços de saúde dos EUA, incluindo o ambiente perioperatório. Avanços na tecnologia, consolidação de práticas e pagamentos de incentivos federais contribuíram para o aumento da adoção e implantação de registros eletrônicos de saúde. 

Apesar de suas vantagens e promessas, os registros eletrônicos de saúde também causaram problemas para os médicos em muitos contextos. As implementações do sistema podem ser estressantes para os clínicos, e os desafios podem persistir à medida que novas complexidades são adicionadas aos fluxos de trabalho existentes. 

Mais horas de trabalho

Diversos estudos foram levantados à partir de levantamento bibliográfico e muitos deles têm a hipótese de que o aumento da carga burocrática imposta pelos registros eletrônicos de saúde é a principal causa do esgotamento do médico. Muitos médicos atribuíram suas próprias horas mais longas à má usabilidade dos registros eletrônicos de saúde e aos fenômenos relativamente novos de fazer logon em uma estação de trabalho clínica a partir de casa para concluir os prontuários dos pacientes. Está se tornando mais comum que os médicos concluam o trabalho de escritório baseado em registros eletrônicos de saúde em casa à noite e nos fins de semana. Além disso, a falta de interoperabilidade entre registros eletrônicos de saúde e entre instituições é uma fonte contínua de frustração para muitos usuários finais. 

Burnout

Em suma, há evidências crescentes de que o uso de registros eletrônicos de saúde está associado ao esgotamento do médico. Além disso, sabe-se que esse efeito esteja presente especificamente na especialidade médica da anestesiologia. Os autores deste estudo concluíram que, em sua forma atual, registros eletrônicos de saúde tiveram uma série de consequências não intencionais negativas sobre os médicos, incluindo uma redução na eficiência, diminuição da satisfação profissional e aumento dos níveis de burnout.

Artigo: Technology as friend or foe? Do electronic health records increase burnout? (Tecnologia como amigo ou inimigo? Os registros eletrônicos de saúde aumentam o burnout?) 

Autor(es)/dataEHRENFELDA, J. M. & WANDERERB, J. P. (2018) 

Periódico: Current Option in Anesthesiology (www.co-anesthesiology.com)