Artigos

10 de Outubro – Dia Mundial da Saúde Mental

Aqui na Scio Education, nós falamos tanto sobre a importância da saúde mental e do impacto que ela traz para tantas outras áreas da nossa vida, que às vezes nos esquecemos de falar sobre a própria Saúde Mental.

Sendo assim, neste Dia Mundial da Saúde Mental, resolvemos chamar o Dr. Uchida, profissional especializado na área, para responder algumas das perguntas mais frequentes sobre o assunto!

Vamos lá?

O que é saúde mental? 

Pode ser definida como a capacidade de se relacionar satisfatoriamente consigo próprio, com os outros e com as demandas da vida em geral.

Por que procurar ajuda?  

A saúde mental precisa ser cada vez mais levada a séria, a extinção ou diminuição do sofrimento poderá ajudar quem está precisando de ajuda e por isso existem meios eficazes de tratamento para sofrimento mental de modo geral. 

Como procurar ajuda? 

Para obter ajuda devemos procurar profissionais gabaritados, especialistas no assunto e que fazem uso de métodos reconhecidamente eficazes, como: 

  • Psiquiatras 
  • Psicólogos 
  • Terapeutas Ocupacionais 
  • Assistentes Sociais especializados em saúde mental 
  • Psicanalistas 

Como ajudar uma pessoa que esteja precisando de auxílio para sua saúde mental? Qual melhor jeito de direcionar? 

Caso você identifique que algum parente ou colega seu esteja precisando de ajuda, incentive a procurar tratamento. Tente ajudar essa pessoa destigmatizando o preconceito em relação ao sofrimento mental e estimulando a procurar ajuda profissional e especializada. 

Quais os tipos de tratamentos?  

Com a evolução da medicina e dos fármacos, esses são os mais comuns, pela segurança e baixíssimos efeitos colaterais. 

Há também diversas formas de psicoterapia, que são comprovadamente eficazes e seguem diferentes linhas de pensamento para o tratamento do sofrimento mental. 

Existem outros tratamentos especializados que podem ser indicados por profissionais gabaritados. 

Como lidar com o preconceito da sociedade em relação a saúde mental? 

A melhor forma de diminuir o preconceito acerca de transtornos mentais é aumentar o grau de educação e informação da população. Através de discussões, informações, vídeos, livros e textos, mostrando que esse tabu não precisa existir, e cuidar da sua saúde mental é totalmente normal! 

Teria alguma mensagem final importante para deixar para nossos seguidores?

É fácil você perceber que você muitas vezes não está bem ou um familiar/colega seu também não está. Por uma questão de preconceito, orgulho, medo e insegurança faz com que muitas pessoas deixem de procurar ajuda, os impactos na vida podem ser diversos. 

Deixe sua insegurança e preconceito de lado, pense em ter qualidade de vida trazendo a sua saúde mental junto com as suas prioridades! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cursos
Cursos, Webinars
Esquizofrenia – Revisão I
Cursos, Webinars
Fobia Social
Cursos, Webinars
Entendendo a depressão