Publicado por Scio Education

Entenda os perigos da autossabotagem e saiba como evitá-la 

É bem provável que você já tenha escutado o termo autossabotagem, mas você sabe o que ele significa? A autossabotagem é caracterizada por um conjunto de ações e pensamentos depreciativos, destrutivos ou punitivos que praticamos involuntariamente contra nós mesmos. Esses comportamentos nos fazem agir de forma oposta às nossas necessidades, criando obstáculos e problemas que dificultam, ou até impedem, a realização de nossos objetivos.  

A autossabotagem pode ocorrer de forma generalizada, abrangendo tanto a vida pessoal quanto a profissional e acadêmica, o que pode impactar diretamente em diversos aspectos da nossa vida e abalar psicologicamente o nosso processo de crescimento pessoal.  

Por que nos sabotamos?  

Muitas vezes nossa mente cria empecilhos que nos limitam ou nos impedem de cumprir uma determinada meta ou realizar algum objetivo. Esse comportamento ocorre porque nosso inconsciente, guiado por pensamentos negativos que temos de forma consciente, age de forma oposta às nossas vontades e necessidades.  

De acordo com estudiosos, a maioria dos pensamentos autodestrutivos não está no domínio da consciência. O comportamento de autossabotagem pode estar ligado a traumas de infância ou adolescência e relacionado aos traços de personalidade que absorvemos dos responsáveis  durante o nosso desenvolvimento. Algumas situações vividas no decorrer da criação podem gerar sentimentos como abandono, culpa, fracasso e rejeição, e todos eles afetam o inconsciente e podem ocasionar quadros de autossabotagem na fase adulta.   

Além disso, cada indivíduo reage de formas distintas às informações e aos problemas que lida diariamente. Quando a saúde emocional e mental estão fragilizadas, os fatores externos contribuem de forma mais intensa para o agravamento de sentimentos e pensamentos negativos.  

Como identificar a autossabotagem? 

Mesmo sendo um comportamento comum entre as pessoas, muitos indivíduos não percebem que estão se  autossabotando. Contudo, há alguns sinais facilmente percebidos que indicam se você está, inconscientemente, agindo de uma forma prejudicial ao próprio desenvolvimento. 

A procrastinação é uma das principais características da autossabotagem, no qual o cérebro desvia a atenção de algo importante, adiando a realização de tarefas e realizando-as no último momento.  

Outros sinais comuns da autossabotagem é ter constantemente medo de errar, sentir que não é merecedor de algo bom ou não reconhecer o mérito de uma conquista, sempre se comparar com os outros e querer fazer tudo sozinho, se sobrecarregando. Ainda, pessoas que se autossabotam costumam apresentar comportamentos como o uso frequente de alguma droga e comer de forma compulsiva.  

Além de causar prejuízos na vida pessoal, acadêmica e profissional, a autossabotagem pode ocasionar transtornos mentais, como ansiedade, depressão, estresse, comportamentos suicidas e desencadear doenças físicas como diabetes e cardiopatias.  

Como faço para evitar a autossabotagem? 

É sempre importante procurar por um profissional da saúde mental para compreender a origem dos comportamentos prejudiciais, ele é a peça fundamental no processo de recuperação do quadro de autossabotagem e dos outros transtornos ocasionados por comportamentos prejudiciais à própria saúde mental e emocional.  

A adoção de alguns comportamentos, como a busca por autoconhecimento, desenvolvimento da autoestima, traçar metas de forma clara e respeitar os próprios limites ajudam na melhora de quadros de autossabotagem. Aos poucos, o sentimento de frustração e de não ser merecedor de sucesso vai sendo desconstruído e você vai proporcionando bem-estar na sua forma de ser.