A Importância do Cuidado com a Saúde Mental em Pacientes com Câncer de Próstata  
Publicado por Scio Education

O câncer de próstata é uma doença que carrega um grande estigma social. Por conta disso, os homens negligenciam a prevenção e o tratamento, o que leva a um agravamento da doença. De modo geral, o câncer causa impactos emocionais e sociais diferentes em cada pessoa, mas uma coisa é certa: deve-se procurar suporte psicológico para enfrentar essa enfermidade. 

Como a evolução do câncer de próstata acontece de maneira silenciosa, muitos homens não apresentam nenhum sintoma no início. É por isso que o exame preventivo é tão importante, já que a porcentagem de cura é, em média, de 90% quando diagnosticado de forma precoce. No entanto, muitos deixam de se prevenir dado o preconceito associado aos exames preventivos, tal como o exame de toque, que comumente é alvo de piadas por pura desinformação. 

O impacto do cuidado mental na adesão e êxito no tratamento de câncer de próstata 

O isolamento e a baixa autoestima são consequências recorrentes do impacto causado pelo diagnóstico do câncer de próstata, em especial pela percepção da masculinidade e virilidade do paciente. Muitos acabam não procurando a devida orientação por conta do estigma social associado à doença. Portanto, o cuidado com a saúde mental é imprescindível para que o enfermo se sinta acolhido e amparado emocionalmente, favorecendo, assim, a qualidade, segurança e adesão durante o tratamento. 

No entanto, mesmo após procurar ajuda, muitos interrompem o trabalho e atividades sociais durante o tratamento por conta da falta de informação e de aspectos culturais (como o preconceito em relação à doença). A fim de evitar essas situações e promover o êxito do tratamento de câncer de próstata, o acompanhamento psicológico é recomendado a esses pacientes. 

Transtornos mentais mais comuns relacionados ao câncer de próstata: como identificá-los e tratá-los 

Em geral, os sintomas depressivos em pacientes com câncer de próstata estão relacionados à qualidade de vida mais negativa em vista do diagnóstico. Muitos ficam tensos ao receberem a notícia e acreditam que sofrerão consequências negativas por conta dos tratamentos que podem trazer complicações. Tristeza, medo, angústia e insegurança são algumas das reações mais comuns nesses pacientes e, por isso, o próprio indivíduo e seus familiares devem ficar alerta, já que esses sentimentos podem ser sinais de evolução de transtornos mentais como a ansiedade e a depressão. 

Estudos clínico-acadêmicos provam que a presença de sintomas depressivos afeta significativamente a qualidade de vida dos pacientes com câncer de próstata. Acaba sendo necessário ofertar uma maior atenção psicológica a esses pacientes, para que eles tenham acesso às informações de qualidade, auxílio psicológico, formação de grupos de apoio e outras medidas, já que a sobrevida, que não é acompanhada de boa qualidade de vida, pode não ser a melhor opção para o indivíduo, causando mais consternação. 

Nesse sentido, buscar profissionais da psico-oncologia é importante para que o paciente seja acolhido e orientado adequadamente. São esses profissionais que vão auxiliar o homem a descobrir novamente seu corpo e suas limitações impostas pela doença, visando um tratamento mais estimulante e uma cura mais rápida.