Administrar o TPB e os Relacionamentos
Publicado por Scio Education

Como um relacionamento estável pode tornar-se difícil com TPB

 

By Kristalyn Salters-Pedneault, PhD

Atualizado em 07 de Abril, 2016

 

Se você está em um relacionamento com alguém com transtorno de personalidade borderline (TPB), vai descobrir que ele é frequentemente tumultuado e caótico. Os efeitos do TPB em membros da família, amigos, parceiros românticos e crianças podem ser muito graves. Ao compreender os sintomas de TPB e opções de tratamento potenciais, você pode dar um suporte melhor ao seu ente querido.

 

O impacto dos sintomas nos relacionamentos Borderline

Muitos dos sintomas de TPB podem ter um impacto direto sobre os relacionamentos.

No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), os profissionais de saúde mental habilitados observam o momento de traçar um diagnóstico; sintomas de TPB incluem relacionamentos pessoais intensos, instáveis e conflitantes. Sentimentos de desconfiança inapropriados, paranoia, e medo do abandono podem pressionar seus relacionamentos.

Outro sintoma de TPB que afeta as relações é chamado de “sensibilidade ao abandono”. Isso pode levar aqueles com TPB a estarem constantemente observando os sinais de que alguém possa deixá-los e interpretar até mesmo um evento insignificante, como um sinal de que o abandono é iminente. As emoções podem resultar em esforços frenéticos para evitar o abandono, como implorar, promover cenas escandalosas publicamente e, até mesmo, impedir fisicamente a outra pessoa de deixá-los.

A combinação de intensas emoções e medo de um rompimento pode resultar em relações com intensos altos e baixos. Pessoas com TPB ficam frequentemente aterrorizadas com o medo de que os outros vão deixá-las.

No entanto, elas também podem oscilar de repente e começarem a sentirem-se sufocadas e com medo da intimidade, o que as leva a se afastarem dos relacionamentos. O resultado é um “vaivém” constante entre demandas por amor ou atenção e afastamento súbito ou isolamento.

Outros sintomas de TPB incluem impulsividade, automutilação e sintomas dissociativos, que podem ter um impacto indireto sobre as relações borderline.

Por exemplo, se um ente querido com TPB apresenta comportamentos impulsivos como realizar gastos exorbitantes, pode causar um grande estresse na família.

Abaixo, você pode aprender mais sobre os sintomas do TPB, que podem ter um impacto dramático sobre os relacionamentos:

Há muitos tipos diferentes de relacionamentos, e cada um traz consigo um conjunto único de desafios. Para saber mais sobre as questões específicas que você pode enfrentar em seus relacionamentos, leia estes artigos:

 

TPB e Relacionamentos Românticos

  • A família e o TPB
  • Casamento e o TPB
  • Confiança e Segurança nos Relacionamentos Borderline

 

Outra queixa comum dos entes queridos nas relações borderline é a mentira. Enquanto a mentira e o engano não fazem parte dos critérios de diagnósticos formais do TPB, muitos entes queridos dizem que a mentira é uma das suas maiores preocupações; isso pode acontecer porque o TPB faz com que a pessoa veja as coisas de forma muito diferente do que outras pessoas. Para saber mais sobre as questões de confiança e segurança nos relacionamentos com TPB, leia estes artigos:

 

  • Relacionamentos Borderline e a Violência
  • TPB: A Mentira faz parte do transtorno?
  • Relacionamentos Borderline e Tratamento

 

Muitos entes queridos querem saber se há alguma chance de que seus relacionamentos possam melhorar com o tratamento. A boa notícia é que o prognóstico para TPB é bom. Enquanto a maioria das pessoas com TPB apresentam sintomas residuais, mesmo após um tempo com o tratamento, a longo prazo, há esperança de que o seu relacionamento com a pessoa que você ama possa melhorar.

Além de tratamentos que são direcionados para o indivíduo com TPB, existem outras opções de tratamento que visam dar suporte diretamente aos relacionamentos daqueles com TPB e suas famílias. Os artigos listados abaixo englobam as diferentes opções de tratamento disponíveis.

 

Tratamentos para TPB

  • Terapia de Casal para pessoas com TPB funciona?
  • A Família Engajada: Terapia de Família para pessoas com TPB
  • Mais Opções para Fazer Relacionamentos Borderline Darem Certo

 

Além do tratamento formal, existem estratégias que podem ser utilizadas para ajudar a melhorar o seu relacionamento. Para saber mais sobre como fazer relacionamentos com TPB darem certo, confira este arquivo:

Como ser amigo de alguém com TPB

 

Fontes:

Gunderson JG. Relacionamentos Conturbados como um fenótipo para o Transtorno de Personalidade Borderline. Jornal Americano de Psiquiatria. 164 (11): 1637-1640, 2007.

Associação Psiquiátrica Americana. “Transtorno da Personalidade Borderline”. Manual Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais, 2013.

 

Artigo original disponível em: Verywell