Dia Nacional do Café – Especial Mitos e Verdades
Publicado por Scio Education

O café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água. Não é à toa que o famoso cafezinho é ligado à diversas histórias, mitos e superstições. Ele está presente no dia a dia de cada brasileiro e cada um tem o seu motivo para ingeri-lo, ou evitá-lo!

Pelo sabor, pelo costume, por acreditar que melhora a performance de alguma atividade, para não dormir, por ser o acompanhamento perfeito para um bolo de fubá, no finzinho da tarde… A lista é grande!

Por isso, no Dia Nacional do Café, separamos uma lista com alguns mitos e verdades sobre esse símbolo brasileiro. Vamos lá!

O café vicia?

Mito! Apesar das pessoas admitirem serem viciadas em café, isso está mais relacionado a um hábito costumeiro (como fazer compras e assistir TV, por exemplo) do que uma condição ligada ao circuito de dependência do cérebro.

Aliás, a OMS (Organização Mundial de Saúde) já afirmou que a utilização de cafeína não implica em consequências físicas e sociais, geralmente ligadas à dependência química.
Apesar disso, alguém que consome café regularmente e interrompe esse hábito abruptamente pode vir a experienciar dores de cabeça, fadiga ou sonolência. No entanto, os sintomas tendem a passar em algumas horas.

Para os interessados em cortar de vez a bebida, o ideal é que o hábito seja abandonado gradativamente, reduzindo as doses diárias.

Café dá dor de cabeça?

Mito! A cafeína é uma substância presente em diversos medicamentos voltados, justamente, para o tratamento a dor de cabeça.

Os casos em que a bebida possa causar algum efeito negativo, provavelmente, devem-se ao fato de um sistema nervoso hiperativo, assim, a cafeína pode reforçar essa característica.

Café ajuda na memória?

Verdade! Alguns exames de ressonância magnética comprovaram que indivíduos que ingerem até dois copos de café ao dia registram um aumento na atividade cerebral nas regiões responsáveis pela memória, foco, atenção e controle.

Ou seja, o café não ajuda só no processo de concentração, mas também auxilia nosso cérebro a assimilar melhor o que aprendemos.

Café é prejudicial para crianças?

Depende! Estudos apontam que o organismo infantil possui capacidades similares a de um adulto no processamento da cafeína vinda de alimentos e bebidas, sem sofrer grandes efeitos de hiperatividade. Isso, contanto com um consumo moderado, obviamente.

Porém, algumas crianças mais sensíveis à substância podem adquirir temporariamente níveis mais altos de excitabilidade, irritabilidade ou ansiedade.

Além do café ser uma bebida que pode dificultar a absorção de substâncias importantes para o crescimento.

Sendo assim, o recomendável é que o café seja introduzido ao menos com uma certa idade, por volta dos 6 anos.

Café cura ressaca?

Mito! Uma das mais famosas, e errôneas, suposições sobre essa bebida está ligada ao fato de o café aumentar a disposição no dia seguinte, deixando a pessoa mais desperta e ativa.

Mas o café não contém nenhuma substância que possa auxiliar na ressaca em si e em seus sintomas, como, sensibilidade à luz, dor nos olhos, tontura, enjoos, dor de estômago etc.

A dor de cabeça, aliás, pode até ficar mais forte.

Considerando que a desidratação do cérebro é a principal causadora da ressaca, o ideal seria devolver água ao organismo e não café.

Café ajuda a perder o peso?

Verdade! A cafeína acelera, mesmo que temporariamente, a queima de gordura e o metabolismo, além de fazer com que os músculos utilizem a gordura como fonte de energia.

Café tira o sono?

Depende! O café é uma substância que deixa o cérebro mais atento a certas atividades por um tempo determinado, ajudando a afastar a sonolência e a fadiga.

No entanto, isso varia de organismo para organismo.

Outra questão é o fato de o café ter um efeito de curto prazo, por conta do nosso corpo eliminar toda a cafeína em apenas algumas horas.

Portanto, é recomendável que se evite tomar café antes de deitar, mas não é ele que vai tirar o seu sono.


Como dissemos no começo, o café é uma das bebidas mais comuns do Brasil e esse peso ajuda a cercá-lo de um grande misticismo esses são apenas alguns fatos sobre ele!

Você conhece outros? Esquecemos de algum mito?

Comente abaixo e ajude a completar essa lista!


Fontes:

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/074284139400048F
http://www.onlinejacc.org/content/62/12/1043.abstract
https://pn.bmj.com/content/16/2/89?utm_source=trendmd&utm_medium=cpc&utm_campaign=aim&utm_content=Journalcontent&utm_term=TrendMDPhase4
https://www.cafeculturabrasil.com/7-mitos-e-verdades-sobre-o-cafe/
https://flaviopassos.com/mitos-e-verdades-cientificas-sobre-a-cafeina
http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2005/espaco52fev/0capa
https://www.coffeelover.com.br/7-mitos-ou-verdades-sobre-o-cafe/