Dietas multi-nutricionais e a Saúde Mental
Publicado por Scio Education

Apesar de vivermos em uma era de ciências e tecnologias avançadas, uma das maiores preocupações do ser humano moderno pode ter sua solução em estudos que começaram há mais de 2 mil anos.

Diversas pesquisas revelam que uma dieta reforçada com minerais e fórmulas vitamínicas pode causar efeitos positivos significativos na saúde da nossa mente e, o melhor, auxiliando no tratamento sem apresentar os efeitos colaterais de muitas medicações.

O panorama mundial da saúde mental

Em um mundo onde estima-se que 40% da população ocidental vai sofrer algum tipo de distúrbio mental ao longo da vida, temos a chance de oferecer uma alternativa complementar a um mal que cresce a cada dia e que não necessariamente precisam ser tratados apenas com medicações, que podem causar efeitos desagradáveis em alguns casos.

A grande questão é que, para entendermos mais sobre essas doenças e como curá-las, é indispensável juntar o máximo de informação possível, através de experimentos e testes. Só que um dos grandes problemas da pesquisa envolvendo drogas de laboratório são os efeitos colaterais, que além de poderem ser prejudiciais a nossa saúde, fazem com que a índice de desistência dos participantes no meio da pesquisa seja elevado.

A abordagem das dietas multi-nutricionais

Já no caso das pesquisas baseadas em fórmulas multi-nutricionais, por conta de nutrientes geralmente não causarem nenhum sintoma adverso, a taxa de abandono é praticamente nula. Essa continuidade possibilita avaliar os resultados muito mais rapidamente e com menos custos envolvidos.

O investimento nesse tipo de pesquisa ainda é baixo se comparado com as pesquisas com psicofármacos. Mas existe! Diversos estudos (muitos destes financiados por doações privadas) já recolheram informação suficiente para indicar que podem haver melhoras dos sintomas de alguns distúrbios mentais, incluindo Ansiedade, Depressão, Transtorno de Estresse Pós-traumático, Transtorno Afetivo Bipolar, Transtornos do Espectro Autista e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Neste artigo, nós também abordamos um tema que relaciona saúde mental aos nossos hábitos alimentares: a obesidade. Se quiser saber mais, clique no link e entenda qual a relação entre comer em excesso e o aumento do risco da perda de memória, um quadro relacionado à demência.

O poder dos nutrientes

Nossa alimentação pode ser a chave para prevenção de inúmeros males, mas o que de fato faz os nutrientes terem influência na saúde da nossa mente é um tema em constante evolução. A maioria das metodologias sugere que a combinação de minerais e vitaminas oferece substâncias fundamentais para regular o nível de atividade metabólica do cérebro. E é esse metabolismo operando de maneira diferente do esperado que pode ser a causa de uma série de transtornos mentais.

Sendo assim, é cada vez mais importante analisarmos o máximo de dados sobre as possíveis combinações de nutrientes e como elas impactam no funcionamento do nosso cérebro. O potencial desses benefícios em um âmbito social pode ser profundo, salvando vidas, melhorando a qualidade de vida pessoal, familiar e profissional e até mesmo impactando nos custos de saúde pública.

Para que tudo isso se torne verdade, a solução pode ser muito mais simples de que imaginamos: apenas fornecer os recursos naturais ideais para que nosso corpo possa cuidar melhor de nós mesmos e da saúde da nossa mente.

Fonte:

What if nutrients could treat mental illness?” – Australian & New Zealand Journal of Psychiatry


Gostou do assunto? Se você quiser saber mais sobre nutrição, saúde e transtornos mentais, nós separamos alguns conteúdos já publicados aqui no site e nas redes sociais da Scio Education!

Boa leitura!

Transtorno Compulsivo Periódico Alimentar a sua relação com a Obesidade
O que é dependência alimentar?
Relação entre probióticos e depressão e ansiedade