Psoríase e sua relação com aspectos psicológicos
Publicado por Scio Education

Psoríase é uma doença inflamatória e crônica, não contagiosa, da pele. Sua principal característica é o aparecimento de lesões avermelhadas e que descamam em algumas regiões extremas do corpo, como: cotovelos, joelhos e couro cabeludo.

A psoríase é uma doença cíclica, ou seja, seus sintomas surgem e ressurgem de tempos e tempos. Além do fator genético (incidência em cerca de 30% dos casos desta doença), a psoríase também pode ser desencadeada por fatores psicológicos e por estresse. Desta forma, os sintomas da psoríase podem contribuir para que a qualidade de vida e a autoestima de seu portador sejam impactadas negativamente.

Tipos e sintomas da Psoríase:

A psoríase tem diferentes tipos de manifestação e gravidade, e cada uma dessas variações tem uma característica que a diferencia das demais.

Em termos gerais, os sintomas da doença costumam ser: coceira; dor; inchaço e rigidez nas articulações; manchas vermelhas com escamas que podem ser brancas ou prateadas, manchas esbranquiçadas ou escuras após o pico da doença; pele ressecada e com rachaduras; e unhas grossas com sulcos e depressões.

Agora, vamos às características dos diferentes tipos de psoríase:

  • Artropática: seu surgimento é repentino e acompanhado de dores nas pontas dos dedos das mãos e dos pés, e também de dores nas articulações. Pode ter relação com o comprometimento articular.
  • Eritrodérmica: surgem lesões generalizadas por quase todo o corpo.
  • Gutata: surgimento de lesões pequenas e localizadas, que têm formato semelhante a uma gota. Costuma se manifestar no tronco, nos braços e nas coxas e estar associada a processos de infecção. É mais comum em crianças e em jovens adultos.
  • Invertida: surgimento de lesões úmidas, que se localizam em áreas de dobras como couro cabeludo, joelhos e cotovelos.
  • Palmo-plantar: surgem fissuras de lesão nas palmas das mãos e solas dos pés.
  • Pustulosa: surgimento de lesões com presença de pus nos pés e nas mãos ou espalhadas pelo corpo.
  • Ungueal: surgimento de depressões ou manchas amareladas nas unhas das mãos ou dos pés.
  • Vulgar: surgimento de lesões variadas, delimitadas e avermelhadas, normalmente acompanhadas de escamas secas, aderentes, prateadas ou acinzentadas que surgem no cotovelo, no couro cabeludo e nos joelhos.

Psoríase e Saúde Mental:

Tanto o estresse físico quanto o estresse mental, impactam nos diferentes tipos de doenças da pele. A psoríase, por exemplo, tem no campo emocional um intrínseco fator desencadeador e potencializador. Por exemplo, indivíduos sob estresse excessivo tendem a ter um grande desgaste do seu bem-estar físico e psicológico. Isso impacta no funcionamento do organismo, inclusive na imunidade, deixando o corpo desses indivíduos mais suscetível às doenças – o que pode contribuir para o surgimento de dermatoses e da psoríase.

Quando a psoríase já faz parte do diagnóstico de um paciente, surge outro ponto de cuidado e atenção no campo emocional. Isso porque indivíduos com psoríase costumam sentir vergonha das lesões e fissuras na pele, características da doença. Como as lesões avermelhadas e as placas esbranquiçadas que surgem na pele costumam chamar a atenção de outras pessoas, esses olhares fazem com que o portador de psoríase se sinta intocável e até mesmo sujo, em casos mais graves da doença. Com isso, vem o temor em relação à rejeição, exclusão ou abandono. Tudo isso faz com que o indivíduo com psoríase tenha uma queda em sua autoestima e apresente uma tendência ao isolamento social. Todos esses temores e comportamentos, podem fazer com que um portador de psoríase desenvolva ansiedade e depressão. Por isso, é fundamental que pacientes diagnosticados com estar doença façam, além do acompanhamento médico dermatológico, um acompanhamento com um médico psiquiatra ou com um psicólogo.

Não há cura para a psoríase, mas há tratamentos que ajudam na qualidade de vida destes pacientes e no controle de sua reincidência.

 Para acessar esse e outros conteúdos, acesse nossas redes sociais e compartilhem! Até breve!

Referências:

  1. Psoríase: https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/psoriase/18/#:~:text=Forma%20placas%20secas%2C%20avermelhadas%20com,das%20m%C3%A3os%20e%20dos%20p%C3%A9s
  2. Psoríase: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/psoriase/ 

Psoríase e sua relação com aspectos psicológicos, stress e eventos da vida:https://www.scielo.br/pdf/estpsi/v24n2/v24n2a12.pdf